domingo, 8 de novembro de 2009

Sonic Youth - Festival Planeta Terra 2009


Mestres do barulho

Nome fundamental do rock alternativo norte-americano e campeão de camisetas vistas pelo festival, o Sonic Youth já tem quase três décadas de estrada, impressos nos cabelos brancos e rugas de seus integrantes. Isso só ajuda a respeitar essa entidade, que fez o melhor show do Planeta Terra e um dos destaques do ano em São Paulo.

Um dos casais mais bem sucedidos e longevos do rock mundial, a baixista Kim Gordon e o guitarrista Thurston Moore fazem, ao lado de Lee Ranaldo, Steven Shelley e Mark Ibold (ex-Pavement), barulho como poucos. E se esse barulho sair, então, do repertório de The Eternal, o álbum que a banda lançou este ano, melhor ainda.

O disco dominou a apresentação, que teve um diferencial importante. Com a entrada de Ibold no grupo, Kim passa a maior parte do tempo tocando guitarra. São três delas, portanto, para cimentar uma massa sonora difícil de competir com qualquer outra ao vivo. Nem a chuva que começou a cair e continuou sem trégua diminuiu essa impressão.

Vestindo um microvestido prateado e luvas na mesma cor, Gordon não aparenta nem de longe seus 56 anos de idade. Com o cabelo sempre caindo nos olhos, ela brilhou no palco, seja dando gritos guturais em "Calming the Snake" ou gemendo em "Anti-Orgasm", dois belos momentos da noite.

Do álbum Daydream Nation (1988), um dos pontos altos da carreira do Sonic Youth, apareceram "Hey Joni" e "Cross the Breeze". Aqui, a bateria primal de Shelley deixou as faixas com um peso absurdo, que não faria feio ao Slayer. A impressão que se tem é a de cinco amigos tocando na garagem de casa, felizes, sem se importar com mais nada. Uma entrega bonita de se ver.

A explosiva "Death Valley 69" fechou a noite com Thurston, Kim e Ranaldo nos vocais e todo mundo jogando seus instrumentos no chão no final para brincar com a distorção e ruídos que isso ia provocar. "Obrigado pela noite adorável", agradeceu Thurston. Obrigado a você.

http://musica.ig.com.br/noticias/2009/11/08/iggy+pop+faz+show+visceral+em+festival+em+sp+9042033.html

Tah bom, SY não é considerado "grunge", mas sempre foi ligado a bandas do movimento, principalmente Nirvana.

Os vídeos ainda são poucos e pequenos, assim que sairem no Youtube vou postando mais, esse post eh pra minha amiga Jéssica Dumb, que não foi nesse grande show, quem manda não acreditar em mim haha...













7 comentários:

  1. Em resposta ao comentário sobr eo novo álbum do Alice IN Chains, no blog www.cabecudos.blogspot.com (pode responder, se quiser, no próprio):

    Topo da Billboard!? Nossa! O lugar mais visitado por Britneys Spears da vida. Nada contra a Billboard, até porque não trata de opinião, mas só de números.

    Realmente eu não lembrava do nome do "Stanley". Eu tinha, e tenho, toda a discografia da AIC, até porque quando eu tinha meus 14 anos (em 1994), eu basicamente ouvia o que a MTV me enfiava, e lá estavam Nirvana, AIC, Pearl Jam, Screaming Trees, Mudhoney (raramente) e toda a turma da era grunge (o mp3 ainda estava por se tornar o fenômeno que é, e a Internet inda era MUITO lenta). Eu só ouvia o que o mercado oferecia, as lojas de CD eram complicadas, muito mais em Macapá-AP, onde eu morava, (e eu tinha acabado de comprar meu primeiro Cd player), mas eu tentava pegar o menos ruim, mas era mercado. E desses, o que menos me interessava era AIC. Por que? Porque era um metal mela cueca empurrado. E é. E na época, se eu queria ouvir metal, eu ouvia trash ou heavy (o que não ouço mais atualmente, apesar de eventualmente apreciar algo), que é coisa de homem. Alice In Chains é pra mulherzinha e pro Alcides (que é quase a mesma coisa).

    E quanto a riffs, eu sou mais o viadinho do Johnny Marr com seu Britpop, que o "metal" do Alice.

    ResponderExcluir
  2. Respondi lá...:)

    Comenta os outros posts também, pow. Seja nosso cliente. :) E se eventualmente quiseres participar do blog, avisa. Escreves bem. :)

    ResponderExcluir
  3. Quanto à Sonic, devo comentar que sou muito fã do Bad Moon Rising, mais que o clássico Sister ou qualquer outro, EU acho o álbum mais viajante.

    Mas provavelmente não gostaria de ir ao show. Acharia monótono, como achei do Echo & The Bunnymen. Tem coisas que são só pra ouvir, de preferência sozinho, ou mais uma única pessoa. Nisso, eu englobo o Sonic.

    Se bem que eles são americanos, diferente dos ingleses (relembrando o shwo do Echo), americanos fazem menos pose de morgados...

    ResponderExcluir
  4. De verdade verdadeira, eu só estou naquele "chove num molha" pŕa encher o saco da Camila. uahuhauhauahuahua

    Eu nem tenho o que falar contra o AIC, na verdade. Curti muito, diga-se de passagem, quandpo era muleque. Só forcei a barra pra irritá-la. Ela adora cutucar bandas, eu só quis dar o troco. Na verdade eu nem tenho muito o que dizer sequer contra o Calypso. O Chimbinha tem a série dele da Fender, pow (com madeira brasileira envolvida na fabricação)! E, até contrariando o que tu disseste sobre todo mundo ter que se vender, o Calypso quem produz a si mesmo, o Chimbinha quem empresaria a banda, eles são totalmente a favor da pirataria, e uma das bandas mais bem sucedidas do país. Quer coisa mais punk? Nem ratos de porão! :P

    E eu só tenho raiva do Metallica por causa da assinatura deles no abaixo-assinado contra o Napster. Sei que ninguém já nem lembra o que caralhos Napster é. Mas eu nunca perdoarei. :)

    ResponderExcluir
  5. hauhauhua...

    De boa, sou recem amigo da Camila no Orkut, e conheci o blog atraves dela, ela parece no minimo gostar mto de AIC, eu soh entrei na discussão porque achei que não tava coerente haha, mas sem problemas, valeu o contato e obrigado pelo convite, mas agora to sem tempo até pra postar no meu blog. Quem sabe da proxima, tem um filme que eu queria recomendar a vcs, caso ainda não tenham assistido, Into The Wild (Na Natureza selvagem) Direção de Sean Penn e trilha sonora do Eddie Vedder. Muito bom.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  6. O post tá ótimo! E não é só pq se refere ao Sonic Youth. =P
    O vídeo da Kim dançando Jams Run Free... tá piração! Sem palavras.
    Ah maldito! haha se acertar na próximo juro que compro todos os CDs do AIC pra te presentear!

    Valeu pelo post, eu adorei. :D
    Parabéns pelo blog, tá cada dia mais ótimo!

    ResponderExcluir
  7. Olha que eu vou te cobrar hein, quero todos, e só as versões importadas =P, eu falei que em 2012, eles estariam de volta. Espero viver até lá para ganhar minha coleção do Alice In Chains. De nada e obrigado por ser amiga sempre, até na hora de comentar =P.

    ResponderExcluir